No dia 29, no Auditório do Museu de Portimão, falou-se sobre o peso da verdade no seio de uma comunidade onde os interesses colectivos chocam, não raras vezes, com os individuais.
Enrico Marco, ex-presidente da associação de deportados espanhóis, embarca numa viagem de carro até à Alemanha, um regresso ao passado para apurar a verdade dos factos que adulterou durante anos, forjando-se como um sobrevivente aos campos de concentração. Aaron é um homem de família judeu ortodoxo que se vê dividido entre a forte atracção que sente pelo jovem empregado e o dever de resistir à tentação e provar a força da sua fé. Aicha é uma jovem curiosa, que desconhece a sua origem e destino, e cuja identidade está ainda por nascer. Três filmes muito diferentes na sua estética e linguagem abordaram o tema, que deu lugar a questões que atravessaram as várias conversas.
Enrico Marco, ex-presidente da associação de deportados espanhóis, embarca numa viagem de carro até à Alemanha, um regresso ao passado para apurar a verdade dos factos que adulterou durante anos, forjando-se como um sobrevivente aos campos de concentração. Aaron é um homem de família judeu ortodoxo que se vê dividido entre a forte atracção que sente pelo jovem empregado e o dever de resistir à tentação e provar a força da sua fé. Aicha é uma jovem curiosa, que desconhece a sua origem e destino, e cuja identidade está ainda por nascer. Três filmes muito diferentes na sua estética e linguagem abordaram o tema, que deu lugar a questões que atravessaram as várias conversas.
Este comportamento parece-lhe sintomático de uma sociedade que precisa de heróis, custe o que custar, mas nem sempre está preparada para lidar com a fragilidade dos seus modelos humanos.
"Não podemos chegar ao fim da nossa vida e pedir desculpa.
Inventada ou não, esta é a vida dele."
"Não podemos chegar ao fim da nossa vida e pedir desculpa.
Inventada ou não, esta é a vida dele."
Miguel Vale de Almeida falou sobre Eyes Wide Open de Haim Tabakman e a respeito dos finais infelizes que vão sendo hábito nos filmes que abordam a homosexualidade. A personagem principal debate-se com questões que põem em causa a sua fé e o facto de trabalhar num talho é importante para a história: ali, "a carne é morta de uma forma religiosa, sagrada". À medida que vacila na obediência à ordem estabelecida, suja-a e, assim, contamina a comunidade.
Curiosamente, nela habita um grupo de homens que estudam a Torah e o Talmud e elaboram todo um trabalho intelectual e de discussão, em oposição ao que poderíamos chamar os dogmas do cristianismo que sobrevivem através de uma estrutura rígida.
"No judaísmo há lugar para a discussão da pecaminosidade de certas práticas".
Curiosamente, nela habita um grupo de homens que estudam a Torah e o Talmud e elaboram todo um trabalho intelectual e de discussão, em oposição ao que poderíamos chamar os dogmas do cristianismo que sobrevivem através de uma estrutura rígida.
"No judaísmo há lugar para a discussão da pecaminosidade de certas práticas".
Inês de Medeiros juntou-se à discussão, no seguimento de intervenções que se debruçaram sobre a questão da vida familiar - deveria ela ser a prioridade em detrimento do amor romântico (fácil de confundir com o desejo), um compromisso a respeitar para além da vontade individual? Na sua opinião, o filme mostra que a família e a relação do casal beneficia com a indiscrição do marido. Existe um regresso à ordem que, de alguma forma, quebra com a rotina.
Concluiu: "A vida é mais forte do que os nossos dilemas, mais ainda do que as próprias pessoas".
Possidónio Cachapa foi o convidado surpresa da útlima sessão da noite, que apresentou Buried Secrets de Raja Amari. O seu documentáro O Adeus à Brisa, integrou a programação da primeira edição das "Visões do Sul". Teceu elogios à actriz Hafsia Herzi (O Segredo de um Cuscuz de Abdel Kechiche), que desempenha o papel da curiosa Aicha e a sua fragilidade quase grosseira é encantadora, uma das principais forças do filme.
"As pessoas curiosas acabam por descobrir as coisas que querem e as que não querem".
Fotografia: Jorge Godinho
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