quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Visões para 28 de Outubro

Há a laranja de meia-estação e há a vida vivida a metade, ou multiplicada por duas - uma que cumpre com o prometido e outra que corre atrás dos sonhos. Quinta-feira, dia 28, o Oriente dá-se a conhecer através de pequenas evidências que podem desmanchar ideias-feitas.
                                                           
19h15

JAFFA, THE ORANGE’S CLOCKWORK
Eyal Sivan, doc., 2009, 86’

Jaffa, the Orange’s Clockwork narra a história visual do famoso citrino originário da Palestina e conhecido, desde há séculos, em todo o mundo como “laranja Jaffa”. A leitura próxima da representação visual da marca ajuda à reflexão sobre a fantasia ocidental em torno da “Terra Santa” e do “Estado de Israel”.

A sessão será apresentada por Margarida Tengarrinha. Nascida em Portimão, em 1928, licenciou-se em Pintura na ESBAL onde iniciou a luta contra o regime salazarista ingressando no MUD Juvenil. No início de 1955 passou à clandestinidade com Dias Coelho, seu companheiro, que seria assassinado em 1961 pela PIDE. Em 2005 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro pela Câmara Municipal de Portimão.
.


21h45

MY TEHRAN FOR SALE


Granaz Moussavi, fic., 2009, 95’


Entre a vida que se deseja e a que se deve viver, reside o poder de escolha que se faz mesmo para além das regras. Filmado na íntegra em Teerão, o filme mostra-nos imagens nunca antes vistas de uma modernidade particular e da vida dupla de uma juventude que se debate, nos dias de hoje, pela liberdade cultural.

A sessão será apresentada por Alexandra Prado Coelho. Nascida em Lisboa, em 1967, licenciou-se em Comunicação Social. Jornalista do Público desde a sua fundação, em 1990, trabalhou na secção de Política Internacional, para o qual fez reportagens, sobretudo no mundo árabe e muçulmano. Em 2006 transferiu-se para a secção de Cultura do Público.

Sem comentários: