sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Visões para 29 de Outubro

Mais tarde ou mais cedo, até os segredos bem guardados acabam por se deixar contar. Sexta-feira, dia 29, personagens reais e fictícias encontram-se com a verdade e, assim, consigo próprias. 

19h15

ICH BIN ENRICO MARCO

Santiago Fillol, Lucas Vermal, doc., 2009, 90’

Enrico Marco, ex-presidente da associação de deportados espanhóis, embarca numa viagem de carro até à Alemanha, numa jornada desmistificadora de volta ao passado, que culmina no campo de concentração onde se inventou a si próprio como sobrevivente.

A sessão será apresentada por Leonor Pinhão. Nascida em Lisboa, em 1957, estudou História na Universidade Clássica e mudou rapidamente para o curso de Cinema do Conservatório Nacional.Produziu espectáculos de teatro no final da década de 70. Foi jornalista durante muitos anos. Fez parte da equipa que fundou o Público em 1990. Foi co-autora do argumento do filme Um Adeus Português de João Botellho. Episodicamente trabalha para a televisão.

21h45


EYES WIDE OPEN


Haim Tabakman, fic., 2009, 91’

Aaron é um homem de família judeu ortodoxo, que aceita um jovem estudante, Ezri, como seu aprendiz no talho. No início, faz tudo para suprimir a atracção que sente pelo empregado. Contudo, mais cedo ou mais tarde, Aaron terá que escolher entre conformar -se com a moral dominante e permanecer fiel a si próprio.

A sessão será apresentada por Miguel Vale de Almeida. Nascido em Lisboa, em 1960, é professor associado com agregação no Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL. A sua pesquisa tem focado processos de identidade social e discriminação em torno do género, “raça”, etnicidade e sexualidade. É activista do movimento LGBT. Presentemente é deputado à Assembleia da República.
 00h00

BURIED SECRETS

Raja Amari, fic., 2009, 91’

Aicha, Radia e a mãe vivem escondidas do mundo, na cave de uma mansão deserta. O equilíbrio precário das suas vidas vê-se subitamente ameaçado pela chegada de um jovem casal que se instala na casa. A coabitação, por mais bizarra, seria quase perfeita, não fosse a curiosidade de Aicha, a irmã mais nova, pelos novos vizinhos.

Sem comentários: