19h15
TEHROUN
(Irão/França)
Nader T. Homayoun, fic., 2009, 95’
Ibrahim abandonou a aldeia e a família para tentar a sua sorte em Teerão. Mas o que o recebe é uma selva urbana, uma cidade onde tudo está à venda e onde o seu sonho se transforma rapidamente num pesadelo.
A sessão será apresentada por Teresa Nogueira, representante da Amnistia Internacional. Doutorada em Ciência e Engenharia dos Materias pela Universidade Nova de Lisboa, conta com uma vasta experiência na área dos Direitos Humanos. Como dirigente da Amnistia Internacional, levou a cabo acções de Educação neste âmbito junto de Escolas dos vários graus de ensino e da Escola de Guardas Prisioniais, acções de Formação sobre a Situação e Direitos dos Refugiados, entre outras iniciativas especialmente destinadas a jovens.
21h45 ACÁCIO
(Brasil)
(Brasil)
Marília Rocha, doc., 2008 – 2010, 88’
Entre 1918 e 2008, Acácio Videira e Maria da Conceição dividiram as suas vidas entre Portugal, Angola e Brasil. O filme mostra-nos a história do casal através de imagens do presente misturadas com excertos dos filmes de Videira e fotografias antigas, permitindo a criação de um espaço entre o que é visto e o que foi vivido, recordado e esquecido.
A sessão será apresentada por J. P. Simões. Nascido em Coimbra, em 1970, foi, nos últimos 16 anos, músico nos Pop dell’Arte, Belle Chase Hotel, Quinteto Tati e também a solo. Escreveu contos, letras de canções, argumentos para cinema e participou activamente como músico e actor em cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário