terça-feira, 4 de novembro de 2008

Arranque

Este blogue articula-se, a partir de hoje, com o Rascunho e o Húmus, blogue conexo do portal cultural, na cobertura do Visões do Sul. Antevisão e crítica dos filmes, pequenas reportagens, citações, acompanhamento dos debates/ conferências (estamos a tentar o directo via Twitter — falha-nos ainda a wireless) e tudo o mais que entendermos relevante. A opinião pública, claro, interessa-nos. Podem sugerir-nos novos ângulos, pareceres diversos, sugestões, etc., para hugotorres@rascunho.net. Sendo pertinente, chamá-las-emos a estas páginas (quer aqui, quer ali).

A mostra arranca esta noite, 21h30, com O Adeus à Brisa, o documentário de Possidónio Cachapa sobre Urbano Tavares Rodrigues, que, «num discurso comovente, evoca a luta pela liberdade e a sua crença nas revoluções e na supremacia da Beleza». O realizador estará presente no Museu de Portimão para apresentar o filme, primeiro, e para o debater, no final.

Possidónio Cachapa, lembre-se, escreveu no seu blogue, Prazer Inculto, em Setembro, por altura da conclusão da montagem de imagem, que «numa época em que parece ter desaparecido do mapa a figura do Outro, é bom concluir um filme sobre alguém que no meio de todas as tormentas defendeu sempre a ideia de um mundo em que o "homem é irmão do homem".»

Sem comentários: