segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Visões do Sul abrem com "José & Pilar", sobre José Saramago

Terminado pouco antes da morte de José Saramago, o documentário “José & Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, abre a Mostra Internacional de Cinema “Visões do Sul”, a 26 de Outubro, no Museu de Portimão. A programação completa será revelada na conferência de imprensa que vai decorrer esta quarta-feira, dia 13 de Outubro, no mesmo local.

“José & Pilar” retrata a relação entre José Saramago e a sua mulher Pilar Del Rio, acompanhando o seu dia-a-dia em Lanzarote, o processo de criação do romance “A viagem do elefante”, e as suas viagens de trabalho pelo mundo. O realizador Miguel Gonçalves Mendes estará presente para apresentar o filme e ter uma conversa com o público após a sessão.
















Inserida nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, a segunda edição das "Visões do Sul" apresenta uma programação que privilegia o entrosamento entre culturas e costumes, tão de acordo com a cidade que a recebe, e a oportunidade de ver o mundo através de outros olhos.

Sobre Manuel Teixeira Gomes

Nasceu a 27 de Maio, em 1860, em Portimão. Foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa, exercendo funções de 6 de Outubro de 1923 a 11 de Dezembro de 1925. Autor de obras literárias das quais se destacam "Gente Singular" (1909), "Novelas Eróticas" (1935) e "Maria Adelaide" (1938) é considerado um dos grandes estilistas da língua portuguesa da primeira metade do século XX. Viajou a título profissional pela Europa, norte de África e Médio Oriente, o que alargou consideravelmente os seus horizontes culturais. Faleceu a 18 de Outubro de 1941, na Argélia.

Sobre o Museu

Situado na antiga fábrica de Conservas La Rose, o espólio do Museu de Portimão inclui património industrial, naval, arqueológico, etnográfico e subaquático, mas também a colecção do portimonense Manuel Teixeira Gomes (Presidente da República entre 1923 e 1925), arquivos documentais/fotográficos, testemunhos orais e histórias de vida. Inaugurado em Maio de 2008, o Museu de Portimão foi congratulado este ano com o Prémio Museu Conselho da Europa 2010.

Sem comentários: